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Localização Clínica Psicologia Porto


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Horário Funcionamento

8:00 – 21:00 Seg – Sex

O que é um Ataque de Pânico

Um ataque de pânico é um súbito período de ansiedade e medo intenso. O coração acelera muito e a respiração é difícil. As tonturas vêm logo de seguida e por vezes os formigueiros. As dores de barriga ou de estômago compõem o resto do mal-estar. O pensamento que surge é um medo aterrorizante de morrer ou de enlouquecer.

Ataque de Pânico

Se não forem tratados, o ataque de pânico pode levar à Perturbação de Pânico e a outros problemas. O ataque de pânico pode mesmo retirá-lo das suas atividades normais.

Mas o ataque de pânico tem tratamento! Quanto mais depressa procurar ajuda, melhor! Com a psicoterapia, os sintomas de pânico podem reduzir ou eliminar e você recupera o controlo da sua vida.

Muitas pessoas não sabem mas o que sentem é um problema real de ansiedade a que chamamos de ataque de pânico e que esse problema tem uma resposta muito boa à psicoterapia.

Ataque de Pânico

Algumas pessoas têm vergonha ou medo de serem consideradas fracas se partilharem com outras pessoas, nomeadamente o médico e com a família mais chegada. Sofrem em silêncio, distanciam-se da família e dos amigos. Evitam o trabalho e o divertimento. Quanto mais depressa recorrer à psicoterapia mais eficaz é o tratamento.

Compreender o Ataque de Pânico

Uma pessoa pode ter um único ataque de pânico, mas a maioria das pessoas uma vez tenha sentido os sintomas físicos do ataque de pânico desenvolve o medo de os voltar a ter.

O ataque de pânico recorrente é muitas vezes provocado por situações específicas, como atravessar pontes ou falar em público.

Após o primeiro ataque de pânico, a pessoa fica presa no medo de voltar a ter ataques de pânico, o que faz com que a sua ansiedade ande sempre elevada, e quando se encontra em situações em que se sente ameaçada, por exemplo a ameaça de vergonha, embaraço, de parecer fraca e incapaz de fugir dessa situação, o ataque de pânico dispara.

O tratamento para os ataques de pânico existe e é eficaz! É possível ter uma vida perfeitamente feliz, mesmo quando já se teve ataques de pânico ou Perturbação de Pânico.

Existem Três Tipos de ataques de pânico

O ataque de pânico inesperado - aquele que surge vindo do nada, sem qualquer aviso. Ou seja, não existe uma razão muito clara para a subida repentina da ansiedade.

O ataque de pânico situacional - aquele que surge sempre em situações específicas. O ataque de pânico situacional é recorrente e muitas vezes provocado por uma situação específica, como atravessar uma ponte ou falar em público. Ocorre principalmente quando a pessoa já teve outros ataques de pânico na mesma situação.

O ataque de pânico predisposto - aquele que acontece com mais frequência numa determinada situação, mas podem não acontecer durante a situação, podendo surgir mais tarde mesmo que a situação já tenha passado, como por exemplo aquele ataque de pânico que a pessoa tem ao conduzir, mas que surge quando já está à 30 minutos em condução, ou quando já parou de conduzir.



Um ataque de pânico pode acontecer uma única vez, mas a maioria das pessoas tem vários episódios.

ataque pânico
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Uma em cada quatro pessoas já teve um ataque de pânico ao longo da vida.

Estima-se que a prevalência pode atingir 3,5% da população em geral.

Estes valores sobem para 10% quando nos referimos a pessoas que consultam serviços de saúde mental, e para 60% quando nos referimos a pessoas que consultam o cardiologista. Sim, é isso mesmo!

É mesmo muito frequente.

ataque pânico

As pessoas podem de facto ter um ou mais ataques de pânico, e no entanto, viverem a vida de uma maneira perfeitamente feliz e saudável. Os ataques de pânico podem ocorrer como parte de outro problema de ansiedade, como a Perturbação de Pânico, a Fobia Social, a Perturbação Obsessivo-Compulsiva, o Pós Stress Traumático, entre outras.

Sinais e Sintomas de um Ataque de Pânico

O ataque de pânico, surge muitas vezes quando a pessoa está afastada da sua casa ou do local que considera seguro, mas também podem surgir em qualquer lugar e em qualquer momento. Podem surgir quando está nas compras, a andar na rua ou a conduzir, por exemplo.

Os sintomas físicos de um ataque de pânico surgem rapidamente e, normalmente, atingem o seu máximo até 10 minutos. Os sintomas terminam habitualmente em 20 a 30 minutos.

Um ataque de pânico inclui uma combinação dos seguintes sintomas (não é necessário que a pessoa apresente todos estes sintomas):

  • Batimento cardíaco acelerado ou palpitações.
  • Falta de ar ou hiperventilação.
  • Sensação de sufocação.
  • Suores.
  • Tremores.
  • Dor ou desconforto no peito.
  • Sentindo que o que está à volta não é real.
  • Náuseas ou mal-estar abdominal.
  • Sensação de tontura ou desmaio.
  • Dormência ou formigueiros.
  • Sensação de quente ou frio interior.
  • Medo de morrer, perder o controlo ou enlouquecer.
ataque pânico
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O compromisso da Clínica Psicologia Porto

As pessoas que consultam a Clínica Psicologia Porto podem esperar profissionalismo, experiência e conhecimentos avançados na área da psicologia e psicoterapia.

ataque pânico

As intervenções na Clínica Psicologia Porto

As intervenções psicoterapêuticas são especificadas a cada situação e pessoa de forma que possam receber o que de melhor a psicologia e a psicoterapia têm para oferecer.

As abordagens são sempre conduzidas com compaixão de forma a ir ao encontro das necessidades das pessoas.

ataque pânico
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Valores de Consulta

A Clínica Psicologia Porto tem como principal filosofia ajudar as pessoas, sem acordos com entidades, sem cobertura de seguros e sem burocracias. E por esse motivo pratica valores de consulta de psicologia mais acessível e equitativa para todas as pessoas. Na Clínica Psicologia Porto não distinguimos serviços de saúde privilegiados de serviços a valores sociais.

Temos uma das equipas de psicólogos mais experiente na zona do Porto. Formada pelas mais reputadas faculdades de psicologia e pelas mais prestigiadas sociedades de psicoterapia.

Clínica Psicologia Porto

A Clínica Psicologia Porto tem psicólogos que vão ajudar a encontrarem o caminho certo para a sua vida.

Ajudámos centenas de pessoas a encontrarem o caminho certo para as suas vidas.

Quando tudo parece perdido e sem rumo, os psicólogos da Clínica Psicologia Porto não desistem, e com a partilha, a confiança, o carinho, a compreensão e determinação vamos juntos construindo a estrada do sucesso e da realização pessoal e profissional.

Clínica Psicologia Porto

As abordagens são sempre pautadas pelo cuidado, compaixão e compreensão que as pessoas nos merecem.

A psicoterapia é muito eficaz no tratamento dos ataques de pânico.

Ou seja, a psicoterapia pode ajudá-lo a aprender estratégias para lidar com os sintomas físicos e com os pensamentos que surgem quando se tem um ataque de pânico.

Desta forma a sua vida poderá ser vivida da forma como você quer, sem ser condicionada pela "força de vontade" dos ataques de pânico.

O que esperar da Clínica Psicologia Porto

Quem nos procura pode esperar profissionalismo, conhecimento cientifico e clínico no âmbito da psicologia e da psicoterapia. As intervenções psicoterapêuticas são trabalhadas para melhor se adaptarem às necessidades de quem precisa de ajuda a superar uma determinada dificuldade.

ataque pânico

Ataque de Pânico


  • O que as pessoas fazem para evitar Ataques de Pânico
  • Ansiedade Antecipatória
  • Evitamento Fóbico
  • Andar com comida, garrafa de água, álcool ou medicamentos para acalmar.
  • Andar com números de telefone de pessoas de confiança.
  • Viajar, Ir às compras, Ir ao restaurante apenas com pessoas de confiança.
  • Estar em festas apenas com pessoas de confiança.
  • Ouvir phones, Ler, Conversar, Ver televisão como formas de se distrair e manter-se ocupado.
  • Estar sempre perto de uma saída.Pensar em desculpas para sair mais cedo de uma situação social.
  • Utilizar exercícios de relaxamento muscular, respiração e meditação.
  • Verificar a existência de telefones, casas de banho, saídas de emergência, hospitais.
  • Verificar a pulsação e tensão arterial.Evitar situações ou pessoas que provoquem emoções, stress, revolta.
  • Evitar filmes emocionantes.Evitar saunas, jacuzzis ou duches quentes.Evitar bebidas que contenham cafeína.
  • Evitar exercício físico vigoroso ou roupas demasiado justas.Evitar restaurantes, comidas específicas ou demasiado cheio.
  • Evitar parques de diversão, festas ou outras atividades sociais.
  • Evitar lojas com multidões ou grandes filas de espera.
  • Evitar conduzir em estradas com trânsito.
  • Evitar a utilização de transportes públicos.
  • Evitar estar sozinho.Evitar estar longe de casa.
É a ansiedade e tensão que sente após o período de ataque de pânico ter passado. É uma ansiedade constante, elevada e muito desconfortável, mas não é tão elevada como no ataque de pânico. Essa ansiedade resulta do receio de vir a ter outros ataques de pânico. É uma espécie de "medo do medo" que está sempre presente na perturbação de pânico e é extremamente incapacitante.
No início algumas situações são evitadas; com o passar do tempo e sem psicoterapia, o evitamento alastra-se a um número cada vez maior de situações; passam a ser evitados quase todos os locais em que pensa que pode vir a ter um ataque de pânico ou que pode ser difícil sair desse local ou que não terá ajuda se tiver um ataque de pânico; todos estes locais passam assim a ser evitados.

Sinais e Sintomas da Perturbação de Pânico

Perturbação de Pânico

Muitas pessoas tiveram um único ataque de pânico, sem terem tido novos episódios ou quaisquer complicações. No entanto, algumas pessoas que já tiveram vários ataques de pânico desenvolvem um problema de ansiedade que se chama Perturbação de Pânico.

Ataque de Pânico repetido

A Perturbação de Pânico é caracterizada por ataques de pânico repetidos, juntamente com mudanças importantes no modo de vida e com uma preocupação constante sobre a possibilidade de vir a ter mais ataques de pânico.

O seu problema de ansiedade pode ser uma Perturbação de Pânico, se:

tem a experiência de ter ataques de pânico frequentes que surgem "vindos do nada".

tem uma grande preocupação com a possibilidade de vir a ter outro ataque de pânico.

o seu comportamento mudou devido aos ataques de pânico. Por exemplo, passou a evitar determinados lugares onde já teve ou pensa vir a ter um ataque de pânico.

Alterações Modo Vida

Apesar de um ataque de pânico só durar alguns minutos, os seus efeitos deixam uma marca duradoura. A memória do medo e do mal-estar que sentiu durante os ataques de pânico provoca um impacto muito negativo na autoconfiança o que geralmente conduz a alterações no modo de vida.

Ataque Pânico e Depressão

Quando começar a sentir que está a alterar a sua vida, no sentido de contornar ou controlar os ataques de pânico, habitualmente deixa de fazer o que mais gosta e de estar com quem mais quer. Este condicionamento leva muitas vezes à depressão. É por esse motivo que é tão importante procurar ajuda o mais rápido possível.