Depressão Clínica quando não tratada é um problema de saúde serio?

A depressão clínica não tratada aumenta a possibilidade de comportamentos de risco como o consumo de álcool e/ou drogas, pode impedir o desenvolvimento de relações saudáveis, prejudica o desempenho profissional e provoca uma recuperação mais lenta noutros problemas de saúde.

A depressão clínica, também conhecida como depressão major, é uma doença que envolve o corpo, o humor e os pensamentos. A depressão clínica afeta o modo e a qualidade do sono.

A depressão clínica afeta a forma como a pessoa se vê e sente consigo mesma e com está à sua volta.

As pessoas que têm depressão clínica não conseguem simplesmente "por se boas" com a força de vontade. Sem tratamento adequado, que inclui psicoterapia e por vezes medicação, a pessoa com depressão clínica pode ficar doente durante semanas, meses e até anos. Felizmente o tratamento adequado ajuda a maioria das pessoas.

A Depressão Clínica é diferente em homens e mulheres?

Os homens que têm depressão clínica podem manifestar mais zanga, frustração e comportamentos agressivos do que as mulheres.

Com depressão clínica os homens tendem cometer mais comportamentos de risco como condução descuidada e relações sexuais desprotegidas.

Porque é que a Depressão Clínica é considerada uma doença?

A Depressão Clínica pode e frequentemente impede que a pessoa tenha um rendimento esperado a nível profissional. A vida social e afetiva também é fortemente prejudicada.

A prevalência da Depressão Clínica era de 6.8% da população portuguesa em 2013.

Como é que a Depressão Clínica pode afetar a família?

A Depressão Clínica é uma doença difícil para todas as pessoas que com ela convivem, incluindo a família e os amigos. No entanto, é muito importante que algum membro da família acompanhe a evolução do tratamento da Depressão Clínica.

Muitas vezes é indicado aconselhamento à família próxima das pessoas com Depressão Clínica.

Existe tratamento eficaz para a Depressão Clínica?

Mais de 80% das pessoas podem ter tratamento eficaz na Depressão Clínica. O fator mais importante para o sucesso é o reconhecimento o quanto antes da necessidade de tratamento.

Os fatores seguintes é a adesão à psicoterapia e à medicação. Os fatores de personalidade, história de vida e situação atual são habitualmente importantes se bem que também são o foco do tratamento.