Depressão no Homem

A Depressão no Homem é caraterizada pela tristeza e perda de interesse nas atividades que antes eram vividas com prazer.

A Depressão no Homem pode manifestar-se de formas e maneiras diferentes em pessoas diferentes.

Embora no diagnóstico de Depressão no Homem os sintomas utilizados sejam os mesmos, independentemente do sexo, muitas vezes, a queixa principal pode ser diferente entre homens e mulheres.

Na Depressão no Homem os sintomas mais comuns são:


Depressão no Homem

Fadiga

As pessoas que estão com depressão passam por uma série de mudanças físicas e emocionais. Na depressão no homem surge a fadiga, assim bem como lentificação de movimentos físicos, da fala e do pensamento.

Sabe-se que os homens são mais propensos a relatarem como queixas principais a fadiga e outros sintomas físicos de depressão do que as mulheres.


Depressão no Homem

Dormir demais ou muito pouco

Problemas com o sono como insónia, acordar muito cedo pela manhã, ou excesso de sono e dormir muito são sintomas de depressão no homem. Alguns homens referem que se sentem cansados e esgotados mesmo quando dormem 12 horas por dia. Tal como a fadiga, os problemas do sono são um dos principais sintomas de depressão no homem.


Depressão no Homem

Dor no estômago ou dor nas costas

A Depressão no Homem tem habitualmente problemas físicos associados. A prisão de ventre ou diarreia, as dores de cabeça, nos ombros e nas costas são dos sintomas mais frequentes.


Depressão no Homem

Irritação

Na Depressão no Homem existe por vezes diferenças significativas entre os homens e as mulheres. As mulheres tendem para se sentir mais em baixo os homens tendem para sentir mais irritação, revolta e explosões de humor. Uma das causas da irritação e da frustração tem a ver com a forte carga de pensamentos negativos que a depressão provoca.


Depressão no Homem

Dificuldade de concentração

Um dos primeiros sintomas de Depressão no Homem é a diminuição da capacidade de concentração. Consequentemente existe uma dificuldade em memorizar e puxar a informação que já foi retida e é fonte de conhecimento. A queixa principal é que o Homem com depressão com consegue raciocinar com antes. A capacidade de concentração é uma das ultimas capacidades a ser recuperada com o fim da depressão.