Evitar Depressão

As consequências da depressão variam de pessoa para pessoa, contudo, todas as pessoas têm em comum o facto de piorar de que o humor deprimido perpetua e acentua esse sentimento, tornando-se difícil evitar depressão.

Normalmente para evitar depressão tem que se fazer o contrário do que o estado deprimido puxa para fazer. A pessoa deprimida evita o contacto social, evita atividades que gostava de praticar e procura ficar sozinha ou mascarar essa infelicidade no abuso de bebidas alcoólicas ou comidas menos saudáveis.

Para evitar depressão é necessário promover os seguintes comportamentos.


Evitar depressão

Isolamento social


Promover as relações sociais e não fazer isolamento social é exatamente o que uma pessoa deprimida deve fazer para evitar depressão. O evitamento social é um dos fatores que mais faz piorar a depressão e a forma como se sente. O contacto com outras pessoas ajuda a travar a resposta depressiva do cérebro à situação que está a causar infelicidade.

O que fazer para evitar depressão: procurar família ou amigos de forma a contrariar este isolamento. Pensar nas pessoas que estão associadas a bem-estar e felicidade ou descontração e com quem não tem contacto há algum tempo e voltar a contactá-las se for possível.


Evitar depressão

Pensamentos persistentes

Evitar depressão é sair do ciclo de pensamentos recorrentes de perda, de falha ou de que não se é bom o suficiente. Esses pensamentos negativos acerca de si aumentam o estado depressivo.

Ruminar pessimismo é um processo perigoso que leva a pensamentos negativos acerca do próprio, do mundo à volta e do futuro, o que trás sentimentos de falta de esperança e desespero. Para evitar depressão é necessário aprender a sair deste ciclo de pensamentos. Por vezes essa aprendizagem é difícil porque o negativismo é automático.

O que fazer para evitar depressão: aprender a focar a atenção em coisas, pessoas ou acontecimentos mais neutros ou positivos.