Medo de falar em público

A única maneira de superar o medo de falar em público é dar pequenos passos no sentido de falar em público. Pode parecer um contrassenso, mas é a mais pura das verdades.

Quanto mais esperar para fazer o que tem que fazer e quanto mais evitar o que está causando medo, tanto mais intenso o medo se vai tornar. Existem formas que a psicoterapia propõe para se conseguir vencer esse medo de falar em público passo a passo.


Medo de falar em público

A Mente Manda

Nós somos o que pensamos ser e isto é tanto mais verdade na questão do medo de falar em público. O que dizemos a nós mesmo acerca da capacidade para enfrentar o medo de falar em público é o que se vai tornar verdade. Se dissermos que não conseguimos, não iremos conseguir. Mas se dissermos que precisamos muito de conseguir, que é muito importante viver sem barreiras que impeçam de falar e relacionar, de nos mostrarmos e de não termos receio de sermos avaliados negativamente. Então aí começamos a ter uma força mental que nos torna imparáveis.


Medo de falar em público

A Preparação Compensa

É muito importante que se perceba que o medo de falar em público tem a ver com o receio de ser negativamente avaliado pelos outros. Todas as pessoas têm este receio, mas algumas têm-no mais. Esse receio é tanto maior quanto menos desenvolvido estiver o papel de orador. Sim é um papel. Como os atores têm o papel do bom, do vilão, da donzela, do inocente etc.

O papel de falar em público desenvolve-se com treino tal como os outros papéis. É por isso importante que se treine o falar em público. Primeiro sozinho, depois com duas pessoas a assistir, depois com 4 pessoas e por aí em diante.

Este treino aumenta a confiança porque desenvolve o papel de palestrante publico. Com o aumento da confiança diminui o medo de falar em público.