Personalidade

O que são Perturbações da Personalidade?

Marque Consulta

Psicoterapia

Psicoterapia Adulto

40/sessão

  • 50Minutos Sessão

Terapia Casal

Terapia Casal

50/sessão

  • 60Minutos Sessão

Localização Clínica Psicologia Porto


  • CLÍNICA PSICOLOGIA PORTO

    Rua Damião de Góis, Porto

Telemovel
Morada
Rua Damião de Góis, Porto
Horário Funcionamento

8:00 – 21:00 Seg – Sex

Personalidade

Personalidade

A personalidade é um padrão de pensar, sentir e de comportamento que torna a pessoa única e diferente das outras pessoas.

Personalidade

A personalidade é influenciada por experiencias, pelo ambiente relacional e pelas características biológicas herdadas.

Personalidade

Uma perturbação da personalidade é um padrão de pensar, sentir e agir que se desvia das expectativas da cultura, causando mal-estar, sofrimento e problemas de relação com o passar do tempo.

Personalidade

Existem dez tipos de perturbações da personalidade. Comum a todas as perturbações existe o padrão duradouro de comportamento e de experiencia interior que difere significativamente do que seria expectável.

Personalidade

Este padrão de experiencia e comportamento começa a manifestar-se habitualmente durante a adolescência e inicio da idade adulta e origina sofrimento e problemas de funcionamento relacional e emocional.

Personalidade

Sem psicoterapia o padrão de comportamento e experiencia torna-se inflexível e habitualmente de longa duração.

Personalidade

Este padrão de funcionamento pode ser observado em pelo menos duas das seguintes áreas:

  • Maneira de pensar acerca de si e dos outros
  • Maneira de sentir as emoções
  • Maneira de se relacionar com as outras pessoas
  • Maneira de controlar o comportamento

Personalidade

As dez perturbações de personalidade estão agrupadas em três categorias ou “clusters”

Cluster A

Perturbação Personalidade Paranoide

Um padrão de desconfiança e suspeição aonde os motivos e intenções das outras pessoas são percebidos como maldosos ou enganadores. As pessoas com Perturbação Personalidade Paranoide assumem que as outras pessoas irão engana-los ou prejudica-los e ficam relutantes em confiar nos outros ou tornarem a relação mais próxima.

Cluster A

Perturbação Personalidade Esquizoide

Um padrão de desvinculação das relações sociais e um leque limitado de expressão emocional. Uma pessoa com Perturbação Personalidade Esquizoide não procura relações próximas e intimas, preferindo atividades solitárias tornando-se indiferente ao elogio ou critica dos outros.

Cluster A

Perturbação Personalidade Esquizotípica

Um padrão de desconforto agudo em relações próximas, distorção do pensamento ou da perceção e comportamentos excêntricos. Uma pessoa com perturbação personalidade esquizotipíca poderá ter crenças bizarras e pensamento mágico, comportamentos ou discurso bizarro, ou pode atribuir significados estranhos aos acontecimentos.

Cluster B

Perturbação Personalidade Antissocial

Um padrão de desrespeito e violação dos direitos dos outros. Uma pessoa com perturbação personalidade antissocial pode não aderir às normas sociais, utilizando repetidamente mentiras e engano e agir impulsivamente.

Cluster B

Perturbação Personalidade Borderline

Um padrão de instabilidade nas relações interpessoais, nas respostas emocionais excessivas, na auto-imagem e na impulsividade. Uma pessoa com perturbação personalidade borderline pode empenhar-se grandemente para evitar o abandono, pode ter recorrentes comportamentos suicidas, mostrar comportamentos inapropriados de revolta e ter sentimentos crónicos de vazio.

Cluster B

Perturbação Personalidade Histriónica

Um padrão de emoções excessivas e procura de atenção. Uma pessoa com perturbação personalidade histriónica pode ficar desconfortável quando não se sente o centro das atenções, usando constantemente a aparência física para atrair essa atenção, sendo que quando a tem pode mudar rapidamente o foco de interesse ou exagerar as emoções perante um novo foco de interesse.

Cluster B

Perturbação Personalidade Narcísica

Um padrão de necessidade de admiração e falta de empatia para com os outros. Uma pessoa com perturbação personalidade narcísica pode ter um sentido de grandiosidade e de importância de si mesmo aumentado, um sentimento de que tem direito a exigir dos outros o que pretender e uma falta de empatia perante os deveres dos outros face a si.

Cluster C

Perturbação Personalidade Evitante

Um padrão de inibição social, sentimentos de inadequação e extrema sensibilidade à critica. Uma pessoa com perturbação personalidade evitante pode estar indisponível para conhecer, aprofundar e estabelecer relações com pessoas, a não ser que a pessoa tenha a certeza de que vão gostar dela. Podem ficar preocupados com a possibilidade de serem rejeitados ou criticados, ou poderão ver-se a si mesmos como inferiores ou socialmente inadequados.

Cluster C

Perturbação Personalidade Dependente

Um padrão de necessidade de ser cuidado e um comportamento de submissão. Uma pessoa com perturbação personalidade dependente pode ter dificuldade em fazer decisões sem ter a certeza do que os outros sentem e pode sentir-se desconfortável quando fica sozinha devido ao medo e insegurança que tem em cuidar de si mesma.

Cluster C

Perturbação Personalidade Obsessiva-Compulsiva

Um padrão de preocupação com a ordem, perfeccionismo e com o controlo. Uma pessoa com perturbação personalidade obessivo-compulsiva pode ficar preocupada com detalhes ou tarefas, pode trabalhar excessivamente excluindo tarefas prazerosas e relações sociais e pode tornar-se inflexível com valores e moralidade.

Diagnóstico

O diagnóstico de uma perturbação da personalidade deve ser feito por um profissional de saúde mental que observe os padrões duradouros de funcionamento e comportamento.

Idade Mínima

Para uma pessoa com menos de 18 anos os sintomas têm que estar presentes pelo menos durante um ano, para que seja diagnosticada com perturbação da personalidade.

Dificuldade Diagnóstico

A maioria das pessoas com perturbação da personalidade não reconhece o seu problema.

Personalidade e Psicoterapia

Alguns tipos de psicoterapia são mais eficazes para o tratamento das perturbações da personalidade.

Durante a psicoterapia, uma pessoa ganha insight e conhecimento acerca da perturbação e o que está a contribuir para a manutenção dos sintomas, falando dos seus pensamentos, sentimentos e comportamentos.

A psicoterapia ajuda a pessoa a compreender os efeitos do seu comportamento nas outras pessoas e aprende a lidar com os sintomas e a reduzir os comportamentos destrutivos do seu bom funcionamento e das relações.

O tipo de psicoterapia depende da especificidade da perturbação da personalidade, da sua severidade e das circunstancias individuais.

Os tipos mais habituais de psicoterapia incluem:

  • Psicoterapia Psicanalítica/Psicodinâmica
  • Terapia Dialética do Comportamento
  • Terapia cognitiva Comportamental
  • Terapia de Grupo

Não existem medicamentos específicos para o tratamento das perturbações da personalidade. No entanto, a medicação com anti-depressivos, ansiolíticos, estabilizadores do humor, mostram-se indicados para estabilizar os sintomas de algumas perturbações da personalidade.

Habitualmente um tratamento adequado envolve a psicoterapia e a medicação.