Problemas Comunicação

Os problemas de comunicação levam na maioria das vezes a problemas de relacionamento. Se começam a haver problemas de comunicação como é que se pode manter e desenvolver um sentimento de proximidade e afecto?

Problemas de comunicação, dos mais básicos aos mais complexos, levam frequentemente a rupturas afectivas. Passado algum tempo, algumas relações, a pergunta "O que é que está a correr mal?" começa a surgir. Vamos abordar alguns dos problemas de comunicação mais comuns.


Problemas Comunicação


Não há nada de errado na pergunta "Como foi o teu dia?", no entanto, quando repetida com frequencia dá a sensação de haver falta de interesse e de sinceridade no esforço de curiosidade. Muitas relações passam por problemas de comunicação porque não sabem o que dizer e o refugio neste tipo de pergunta é devastador para qualquer relação. Porquê?

Quando as pessoas passam a comunicar através de perguntas chavão, aquilo que estão a transmitir é que estão a cumprir um dever social para evitar problemas de comunicação. Estes chavões são entendidos como uma obrigação e não uma vontade genuína de saber da vida da outra pessoa. E isso é uma coisa que não se quer fazer a alguém que se ama.

Quando a pessoa diz algo único, inesperado, uma nova situação, uma circunstancia, uma curiosidade, está a transmitir que tem atenção pela outra pessoa. Por exemplo, "O que é que foi novo hoje, para ti?" ou "Qual foi a coisa mais divertida que viste ou ouviste hoje?"


Problemas Comunicação


Este tipo de questões é percebido como um verdadeiro interesse nos sentimentos e no bem-estar da outra pessoa e isso evita muitos problemas de comunicação.

As relações que têm mais força são construídas numa base em que se pode e deve falar de tudo e qualquer coisa. Quanto mais difíceis e privadas forem as conversas mais intimidade emocional e menos problemas de comunicação.