Estará numa relação de codependência?

Será que se encontra a fazer muitos sacrifícios pela felicidade do companheiro(a), mas acha que não está a receber o devido? Se esse padrão de unilateralidade parece-se com a sua relação, não precisa de se sentir encurralado(a). Existem várias maneiras para mudar uma relação de codependência e resgatar a qualidade de vida para uma igualdade de partilha e companheirismo.


O que é uma relação de codependência?


O primeiro passo para ganhar controlo da sua vida é perceber o significado de uma relação de codependência.

Uma relação de codependência é um padrão de comportamento no qual uma pessoa se encontra dependente da aprovação de outra pessoa para validação do seu valor e identidade.

Um dos sinais que a pessoa está numa relação de codependência é quando o seu sentido de propósito na vida se envolve em comportamentos, atitudes e sentimentos que estão ligados exclusivamente à satisfação das necessidades de outra pessoa.

Uma relação de codependência significa o grau de subordinação numa relação e na qual a pessoa percebe que perdeu a auto-suficiência ou autonomia.

A investigação sugere que as pessoas que viveram situações emocionalmente exigentes ou de neglicência emocional na infância e na adolescência estão mais predispostas a terem relações de codependência.

Durante a infância e a adolescência as relações, principalmente com os cuidadores, tende a “exigir” que as pessoas subvertam ou anulem as suas necessidades de maneira a atenderem as exigências dos cuidadores.

Na idade adulta existe uma tendência inconsciente, automática, para preencher esses vazios emocionais e para repetir o padrão de correspondência às necessidades do outro.


Como saber se está numa relação de codependência?


Observe os seguintes sinais que aparecem numa relação de codependência:

  • Sente-se incapaz de encontrar satisfação na sua vida fora da relação com uma determinada pessoa.
  • Reconhece comportamentos destrutivos da relação na outra pessoa mas no entanto mantém-se com essa pessoa.
  • Encontra-se a dar suporte à outra pessoa mesmo que isso tenha um custo para a sua saúde mental, emocional e física.

Impacto de uma relação de codependência?


Desistir da satisfação das suas necessidades e identidade para satisfazer as necessidades de outra pessoa trás consequências negativas e muito pouco saudáveis para a pessoa e para a relação.

Frequentemente a pessoa começa a sentir exaustão, a começar a isolar-se e a negligenciar outras relações importantes.