Sair da Depressão

Se na maioria dos dias tem sentimentos de desvalorização, tristeza e falta de esperança em que as coisas fiquem melhores, então pode estar a precisar sair da depressão.


Sair da depressão

É diferente de ultrapassar uma fase de mau humor ou neura.

Sair da depressão é um trabalho difícil que implica que goze qualquer aspeto da vida mesmo que seja moderadamente interessante.

Mesmo que não seja imediatamente possível ficar feliz, pode controlar o sair da depressão simplesmente alterando alguns hábitos do seu estilo de vida.


Sair da depressão

Evitando pensamentos negativos.

Sair da depressão implica que aprenda a lidar com a ruminação dos pensamentos negativos. É bastante difícil acabar com a ruminação, mas tem mesmo que fazer isso, porque esse tipo de pensamento negativo torna mais difícil sair da depressão. É um ciclo que se alimenta a ele próprio. Por isso quando estiver a ruminar pensamentos negativos, tome uma decisão consciente de parar com isso. Por cada pensamento negativo tome a decisão consciente de ter um pensamento positivo. Mesmo que isto possa parecer idiota ou estranho, faça-o porque dessa forma estará a interromper padrões de pensamento depressivo.


Sair da depressão

Elogiando-se a si mesmo.

Até pode sentir que não tem razão nenhuma para gostar de si, ou que nada em si merece algum elogio, mas isso deve ser os seus pensamentos negativos a destorcerem a perceção que tem de si. Faça uma lista das cinco características físicas que mais gosta em si e das cinco características psicológicas que mais valoriza em si. Quando estiver numa situação em que se está a desvalorizar, tome a decisão de elogiar uma dessas características. Se alguém lhe fizer um elogio, um louvor ou um agrado, aceite isso como sendo verdadeiro e genuíno.

Não questione os motivos. Isso irá aumentar a sua autoestima e facilitará a vida aos outros que lhe querem fazer elogios.


Sair da depressão

Não se colocando limites.

É fácil achar que não consegue fazer alguma coisa para sair da depressão, “Não consigo ultrapassar a depressão”, “Não consigo mudar a maneira de pensar”, “Não controlo o que sinto”. Estas coisas são fáceis de aparecer na cabeça, mas não são nem uteis nem verdadeiras. Pare de colocar limites nas suas capacidades e tenha teimosia. Teimosia para sair da depressão. Sempre que achar que não consegue uma coisa ou que é muito difícil de fazer, faça-a. Passo a passo conseguirá atingir aquilo que sonhava como sendo impossível, sair da depressão. Cada passo tem que ser preciosamente pensado como atingível. Fale com o psicólogo, ele ajudará a fazer isso.