clínica psicologia porto

Marque Consulta

Psicoterapia

Psicoterapia Adulto

40/sessão

  • 50Minutos Sessão

Terapia Casal

Terapia Casal

50/sessão

  • 60Minutos Sessão

Localização Clínica Psicologia Porto


  • CLÍNICA PSICOLOGIA PORTO

    Rua Damião de Góis, Porto

Telemovel
Morada
Rua Damião de Góis, Porto
Horário Funcionamento

8:00 – 21:00 Seg – Sex

Stress Pós-Traumático Complexo

Muitos dos acontecimentos traumáticos, como um acidente de carro, desastres naturais, são de duração e tempo limitado.

No entanto, algumas situações, as pessoas vivem experiencias traumáticas crónicas e duradouras que se repetem por meses ou anos consecutivos.

Stress Pós-Traumático Complexo

Atualmente começa a existir uma consciência maior para as consequências psicológicas nefastas que surgem pela prolongada e repetida exposição a acontecimentos traumáticos.

A pessoas que vivem ou viveram experiencias traumáticas referem habitualmente a existência de sintomas adicionais aos sintomas geralmente reportados como stress pós-traumático. Sintomas que hoje são considerados stress pós-traumático complexo.

Um dos mais frequentes sintomas do stress pós-traumático complexo é a alteração do autoconceito, ou seja, uma mudança ou distorção na perceção de si mesmo, das suas capacidades, uma desvalorização das potencialidades e uma valorização das suas dificuldades.

Outro dos sintomas do stress pós-traumático complexo é a grande dificuldade de adaptação a acontecimentos stressantes e imprevisíveis.

Que tipos de Trauma estão mais relacionados com o Stress Pós-Traumático Complexo

Durante o trauma de longa duração, a vitima vive habitualmente num estado de cativeiro físico ou emocional.

Nestas situações a vitima está sobre o controlo do perpetrador e está incapaz de sair da situação de cativeiro e prisão.

Todas as situações de cativeiro prolongado são potenciais situações para o stress pós-traumático complexo.

Exemplos de situações traumáticas, nos dias de hoje, incluem:

  • Violência domestica prolongada
  • Abuso físico prolongado em criança
  • Abuso emocional prolongado em criança
  • Negligencia física ou emocional em criança
  • Exploração física ou emocional em criança
  • Falta de cuidados, rejeição, indiferença e ausência de figuras emocionais de referencia durante a infância e adolescência.

Que outras dificuldades encontram as pessoas com Stress Pós-Traumático Complexo

Porque as pessoas que vivem ou viveram experiencias de trauma prolongado, que configura o quadro de stress pós-traumático complexo, têm sintomas acrescidos e diferentes do stress pós-traumático, o diagnóstico passa facilmente despercebido ou é confundido com Perturbação da Personalidade Borderline, Perturbação da Personalidade Dependente.

Em situações de maior stress face a uma possível rejeição, abandono, perda afetiva ou indiferença, facilmente se confundo a sintomatologia com um quadro de psicose reativa.

As pessoas que vivem ou viveram experiencias de trauma prolongado, que configura o quadro de stress pós-traumático complexo, apresentam frequentemente as seguintes dificuldades:

  • Evitar pensar ou falar acerca dos assuntos ou acontecimentos relacionados com o trauma, devido essencialmente ao surgimento de sentimentos incontroláveis e esmagadores.
  • Utilização de comportamentos compulsivos ou substancias aditivas como forma de anestesia emocional para os sentimentos e pensamentos relacionados com o trauma.
  • Comportamentos auto-lesivos e auto-destrutivos
  • Perceção de si mesmo como “fraco” devido ao descontrolo emocional e à culpabilização de outras pessoas face a esses comportamentos.

Que outros sintomas existem no Stress Pós-Traumático Complexo

Uma pessoa que viva um período prolongado de abuso ou se se sinta totalmente no controlo de outra pessoa pode ter ou vir a ter as seguintes dificuldades:

  • Desregulação emocional. Inclui tristeza persistente e aparentemente sem motivo, sentimentos de desespero face a um possível abandono ou rejeição, pensamentos suicidas, explosões de revolta e descontrolo em comportamentos de zanga
  • Excessiva consciência. Inclui o esquecimento dos acontecimentos traumáticos ou retirar importância a esses acontecimentos, reviver os acontecimentos traumáticos, ou ter momentos em que se sente desligados das coisas, pessoas ou do seu próprio corpo.
  • Auto-Perceção. Inclui sentimentos de desamparo, vergonha, culpa e o sentimento de ser completamente diferente das outras pessoas.
  • Perceção Distorcida sobre o Perpetrador. Inclui atribuir poder total ao perpetrador, ficando com preocupação acerca da relação com o perpetrador, ou preocupado com vingança, ressentimento ou esforço pela indiferença.
  • Relação com os Outros. Inclui isolamento social, falta de confiança nas pessoas ou procura persistente por um salvador.
  • Sistema de Significação Muito Próprio. Inclui uma perda de esperança e otimismo ou um sentido de desamparo e desespero em determinadas situações que o mesmo não consegue compreender porquê.

Tratamento do Stress Pós-Traumático Complexo

Stress Pós-Traumático Complexo

A psicoterapia para o Stress Pós-Traumático Complexo difere da psicoterapia para o Stress Pós-Traumático, no sentido em que tem se que atender às dificuldades de relação interpessoal, com outras pessoas, assim como atender à especificidade dos sintomas descritos.

Stress Pós-Traumático Complexo

A psicoterapia focaliza-se muito especificamente na restauração da sensação de controlo perante si mesmo, pelos sentimentos, pensamentos e comportamentos, assim como o restauro de uma sensação de poder sobre o ambiente.

Stress Pós-Traumático Complexo

Um dos objetivos da psicoterapia no Stress Pós-Traumático Complexo é o desenvolvimento da sensação de capacidade para lidar com as relações, comportando um sentimento de auto-determinação, confiança e reconexão com os diversos aspetos da vida diária.

Stress Pós-Traumático Complexo

A restituição da confiança e auto-determinação é um aspeto muito importante na medida em que a pessoa que tem Stress Pós-Traumático Complexo vive habitualmente encapsulada nos sintomas descritos anteriormente.

Stress Pós-Traumático Complexo

Stress Pós-Traumático Complexo
Stress Pós-Traumático Complexo
Stress Pós-Traumático Complexo
Stress Pós-Traumático Complexo

Relação entre Stress Pós-Traumático Complexo e outros Problemas

Existe uma relação íntima entre as perturbações relacionadas com o trauma e os stressores e as perturbações da ansiedade, as perturbações obsessivo-compulsivas e as perturbações dissociativas.

Stress Pós-Traumático Complexo
Stress Pós-Traumático Complexo
Stress Pós-Traumático Complexo
Stress Pós-Traumático Complexo

O sofrimento psicológico subsequente à exposição de um acontecimento traumático ou stressante é bastante variável. Nas perturbações relacionadas com o trauma e os stressores os sintomas são na maioria das vezes entendidos como manifestações de ansiedade ou medo.

O que difere se a perturbação esta relacionada com trauma, em vez de estar relacionado com as perturbações da ansiedade, é que os sintomas mais evidentes estão relacionados com a anedonia e com a disforia, com as externalizações de raiva e a agressividade ou com sintomas dissociativos.