Marque Terapia Casal Porto

A forma mais rápida e eficaz de marcar uma consulta.

Marque Consulta

Psicoterapia

Psicoterapia Adulto

40/sessão

  • 50Minutos Sessão

Terapia Casal

Terapia Casal

50/sessão

  • 60Minutos Sessão

Localização Clínica Psicologia Porto


  • CLÍNICA PSICOLOGIA PORTO

    Rua Damião de Góis, Porto

Telemovel
Morada
Rua Damião de Góis, Porto
Horário Funcionamento

8:00 – 21:00 Seg – Sex

O que é Terapia Casal Porto?

Todas as relações requerem trabalho e investimento – trabalho de comunicação, de compromisso e de compaixão.

Quando uma relação parece requerer mais trabalho do que as pessoas podem lidar por si mesmas, seja porque existe o desejo de manter a relação ou o desejo de separação, o casal deve procurar a mediação da terapia casal.

A terapia casal está especialmente indicada para situações conflituosas do casamento, para situações relacionadas com os filhos, para aprenderem a lidar com as alterações da natureza da relação, para situações de divórcio, doença e outras situações.

A terapia casal serve para desbloquear casais. Quando alguma coisa na relação não está bem, e mesmo que as pessoas tenham feito algo para mudar a situação, por vezes as situações continuam na mesma e passado algum tempo já não se sabe o que fazer. A terapia casal ajuda a ter essa perspetiva de observador que retira a relação do bloqueio.

Quais são os benefícios da Terapia Casal Porto?

Não é suficiente sabermos o que uma relação precisa. Todas as pessoas sabem o que uma relação precisa. O que a terapia casal dá é a capacidade de conhecer, compreender e solicitar o que a outra pessoa precisa e pode dar-lhe. Aquela pessoa que vive com você.

Terapia Casal Porto

Uma boa terapia casal mostra-lhe como você e a outra pessoa se podem relacionar, mesmo com personalidades e opiniões diferentes. Como as incompatibilidades se podem tornar a energia que conduz à felicidade.

Terapia Casal Porto

A terapia casal permite que a outra pessoa ganhe perspetiva sobre os seus assuntos quando ela não consegue.

Terapia Casal Porto

Na Terapia Casal irá aprender a resolver os conflitos de uma forma saudável.

Terapia Casal Porto

Na Terapia Casal irá aprender formas de comunicação que ajudarão não só a ouvir, mas também a compreender o que a outra pessoa está a dizer.

Terapia Casal Porto

Na Terapia Casal irá aprender a expressar clara e abertamente as suas necessidades, mesmo que tenha que meter cá fora o ressentimento, a zanga e a deceção.

Terapia Casal Porto

Na Terapia Casal irá aprender a ter uma comunicação assertiva sem ser ofensiva. As pessoas têm que conseguir expressar as suas opiniões sem receio, angústia ou medo de magoar a outra pessoa.

Terapia Casal Porto

Na Terapia Casal irá aprender que consegue ter o que precisa sem exigir ou entrar em conflito.

Para Quê a Terapia Casal Porto?

Quando a comunicação é negativa.

Quando a comunicação se deteriora, é difícil coloca-la novamente na direção certa. Comunicação negativa envolve qualquer forma que deixe a pessoa depressiva, insegura, desvalorizada e a quer retirar-se da relação. A comunicação negativa pode incluir o tom da conversação. É importante recordar que nem sempre são as palavras que são importantes mas antes a forma como são expressas. A comunicação negativa inclui não só qualquer tipo de comunicação expressa que traga sentimentos negativos como ainda qualquer forma de comunicação não verbal que seja sentida como abuso emocional ou físico.

Quando se está a considerar a possibilidade de infidelidade.

É possível recuperar de uma traição, mas requer bastante esforço e dedicação. É necessária muita vontade para perdoar e avançar no compromisso. Não existe uma formula mágica para recuperar de uma traição. Mas se as duas pessoas estiverem comprometidas ao processo de terapia casal e se estiverem a ser honestas, a relação pode ser recuperada.

Quando o casal parece que existe para “apenas ocupar o mesmo espaço”.

Quando os casais se tornam mais colegas de casa de que uma relação, pode indicar a necessidade de terapia casal. Não significa que se o casal não estiver a fazer tudo em conjunto é porque está alguma coisa mal. Se existir uma falta de comunicação, conversação e intimidade ou qualquer outra coisa que as pessoas na relação considerem importantes e se apenas existir a coexistência, pode haver a indicação de que a relação precisa de mudar ou vai acabar.

Quando o casal não consegue resolver as suas diferenças.

Quando um casal começa a passar por discórdias e sabe disso, ter essa consciência é apenas metade da batalha. Na maioria das vezes isso não chega e os casais referem “Sabes que é erado discutir, mas não conseguimos evitar”. Esta é uma boa altura para se começar a fazer uma terapia casal. Se o casal está preso numa situação conflituosa uma terceira pessoa, especialista nesses assuntos poderá ajudar a desbloquear a situação e devolver ao casal a direção que foi perdida.

Quando uma das pessoas do casal começa a agir com base em sentimentos negativos.

Acredita-se que aquilo que se sente interiormente se manifesta exteriormente. Mesmo que essa manifestação apareça mascarada e os verdadeiros sentimentos não se mostrem claros. Os sentimentos negativos como o ressentimento e o desapontamento podem conduzir a comportamentos punitivos na relação. Um terapeuta de casal poderá conseguir dar significado a comportamentos que expressam sentimentos negativos e canalizar a pessoa para os expressar de forma diferente.

Quando a única solução parece ser a separação.

Quando um casal discorda ou discute, uma separação temporária pode ser benéfica. Contudo, quando um tempo para refletir passa a ser uma separação temporária, isso pode indicar uma necessidade de terapia casal. Passar algum tempo fora de casa, não costuma trazer qualquer espécie de beneficio para a resolução das diferenças. Em vez disso, reforça o pensamento que estar longe da outra pessoa pode trazer a solução através do sentir a falta. Sentir a falta de alguém nunca foi a solução para divergências, o que origina que o tempo certo para resolver o assunto passe e a situação fique por resolver. Até uma próxima ocasião.

Quando um casal só está junto para o “bem das crianças”.

Quando um casal acha que deve estar junto porque é o melhor para os filhos deve procurar uma terapia casal. Na realidade, é muitas vezes mais prejudicial para as crianças que as duas pessoas do casal fiquem numa relação juntas. A razão para ficarem juntas deve ser prioritariamente referente às pessoas do casal.