Tratamento para Depressão

Da mesma forma que não existem duas pessoas que tenham exatamente a mesma causa e sintomas de depressão, também não existe um único tipo de tratamento para depressão. Apesar de existirem modelos de orientação do tratamento para depressão, na prática clínica esses modelos são adaptados à realidade da experiência de vida da pessoa por um psicólogo experiente que consiga identificar e modelar esse tratamento para depressão às circunstâncias vividas e às expectativas futuras.


Tratamento para Depressão

Aprenda o máximo que poder sobre depressão.

É importante determinar se os sintomas de depressão são devido a condições medicas ou psicológicas. É igualmente importante perceber qual a severidade e o tempo de duração dos sintomas. Quanto mais sintomas e quanto mais tempo estiverem a ser sentidos mais grave é a depressão e mais intenso e especializado tem que ser o tratamento para depressão.


Tratamento para Depressão

É preciso procurar especialistas que façam diminuir o tempo de tratamento para depressão.

É de grande utilidade considerar que o fator de experiência clínica do profissional psicólogo ou psiquiatra que vai ajudar no tratamento para depressão é importantíssimo para reduzir o tempo de tratamento para depressão e aumentar a eficácia do mesmo. É importante ter em conta que apesar de haver modelos de tratamento para depressão o mesmo carece de adaptação que é maximizada através da experiência do profissional de saúde mental, psicólogo ou psiquiatra.


Tratamento para Depressão

A medicação não é o único tratamento para depressão.

Apesar de ser o tratamento para depressão economicamente mais acessível e importante considerar que a depressão quando não é secundária a um problema de saúde tem que ser feito um tratamento para depressão com base em mudanças psicológicas, nomeadamente emocionais, afetivas, relacionais e comportamentais. Nesse sentido a psicoterapia deve ser a primeira escolha de tratamento para depressão. A experiência do psicólogo deverá ser suficiente para ajudar a apurar a severidade da depressão e a necessidade de um tratamento para depressão com base na medicação. Caso haja necessidade o psicólogo deverá então encaminhar a pessoa para um especialista em psiquiatria.


Tratamento para Depressão

O Apoio Social é extremamente importante.

Quanto mais a pessoa desenvolver relações com os outros, mais protegida está da depressão. Se a pessoa sentir que a sua vida tem poucas relações é importante que estabeleça um plano para alterar isso. Esse pode ser um dos objetivos do tratamento para depressão.


Tratamento para Depressão

O Tratamento para Depressão demora algum tempo.

A depressão é uma condição psicológica, emocional e comportamental que tende para ser crónica, com fase baixas e outras muito baixas. É importante considerar que o tratamento para depressão demora algum tempo. Isto porque habitualmente a situação que sugere haver depressão ou é consciente e muito grave ou é inconsciente e já faz para da forma da pessoa ver o mundo, a si e os outros. Qualquer um dos motivos leva algum tempo a ter uma perspetiva diferente. No entanto, torna-se fundamental mudar essa forma de sentir e pensar, se não a depressão instala-se, não por fraqueza, mas por proteção.